17 de maio de 2014

Como funciona parceria de blog

               

Desde que os blogs deixaram de ser só um hobby e viraram um meio de ganhar dinheiro, ficou bem mais fácil de conseguir parcerias com lojas e marcas. E com essa facilidade, algumas pessoas ficam cheias de dúvidas na hora de procurar por parcerias e outras chegam a cometer erros fatais, que acabam sujando sua imagem e fazendo com que a loja ou blog perca interesse pelo blog. As dicas valem tanto para blogs em geral como para instagram de moda/blogueiras.

1. Ter conteúdo, qualidade, boa aparência: Esse é um dos pontos mais importante, são esses três itens que vão causar uma boa impressão e fazer com que a loja se interesse pelo seu blog/instagram. Procure ter um conteúdo bacana, sempre postar fotos com boa qualidade e escreva de forma corretamente.

2. Ter um bom número de seguidores: Não adianta você ter 100 seguidores e achar que vai fechar uma parceria logo no começo do seu blog/instagram. A parceria consiste em ambas as partes saírem ganhando, e convenhamos, não é nada benéfico pra uma loja que já tem vários clientes e seguidores, fechar parceria com alguém que tem um número pequeno de seguidores. Geralmente as lojas começam a fazer parcerias com blogs que possuem mais de 500 seguidores, e instagram que tenham mais de 3 mil, claro que isso não é uma regra, pode haver exceções.


3. Ter seguidores/leitores ativos: Não adianta você ter vários seguidores e poucos comentários/curtidas. Mantenha contato com seu público, sempre responda comentários e dúvidas, e as vezes faça perguntas, interaja com os leitores para que eles demonstrem interesse e você cative um público fixo.

Depois de seguir essas 3 regrinhas, é hora de entrar em contato com a loja que você deseja fazer parceria.
- Procure lojas que não sejam tão conhecidas e que tenham menos seguidores que você. Não adianta procurar uma loja super famosa se você não tem muito a oferecer.
Pesquise sobre a reputação da loja. Quando você fecha parceria com uma loja, você está associando sua imagem com a dela, se seus seguidores tiverem problemas com essa loja, com certeza irão reclamar e seu blog/instagram ficará com má reputação mesmo você não tendo culpa.

Como entrar em contato com a loja? Envie uma proposta para o email da loja.
O que deve contar no email? Escreva um texto fazendo uma breve apresentação, fale um pouco sobre o seu blog/instagram, quantos seguidores tem, quantas curtidas/visitas ele recebe diariamente, sempre seja sincero nessas informações. Pergunte se eles se interessam em fazer parcerias e mande sua proposta. Não esqueça de escrever de forma correta, sem abreviações e emoticons.
Que tipo de proposta posso fazer? Existem 4 tipos de proposta:
Envio de produtos: A loja te envia produtos e você faz postagem comentando sobre o que você achou do produto, ou, você faz uma postagem falando sobre a loja e como foi sua experiência em receber produtos de lá, se chegou tudo direitinho, se a qualidade é boa, etc.
Cupom: A loja disponibiliza cupons de desconto para suas leitoras, e você ganha uma pequena comissão das compras que foram feitas utilizando seu cupom.
Sorteio: A loja disponibiliza algum produto para você fazer um sorteio, e ela mesma fica encarregada de enviar o prêmio para o vencedor.
Postagem paga: A loja te paga um certo valor para você fazer postagens sobre ela. Essa é a parceria mais complicada de conseguir, geralmente ocorre quando o blog já é bem conhecido e tem muitos acessos.

Nunca diga: "Oi, me envia produtos para eu testar e divulgar sua loja no meu blog?" isso é algo que eu tenho visto MUITO, principalmente no instagram, essa forma de abordagem é muito errada, você perde o interesse que a loja poderia ter em você, e ainda passa a imagem de que você só está interessada em ganhar produtos e nada mais. Lembre-se, parceria deve ser algo benéfico tanto para a loja, quanto para você, portanto seja o mais profissional possível, cumpra com o que você combinar e lembre-se de ter bom senso na hora de enviar suas propostas.

Gostou? Compartilhe!
  • Facebook
  • Tweet this
  • Google Buzz

Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. Gostei :)

    http://diariocatlover.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Realmente é meio complicado, até hoje não fiz parceria com nenhuma loja porque morro de medo de mandar um e-mail que não dê uma boa impressão e também não sei direito como fazer uma proposta bacana. Então eu resolvi esperar até um momento em que eu pense: "agora é a hora certa, já posso fazer uma parceria com uma loja bacana".

    Parabéns pelo post. Tem muitas meninas que realmente saem por aí pedindo parceria de qualquer jeito e pra qualquer loja.

    http://biablythe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente tem gente que não tem abordagem, espero ajuda-las com essas dicas.
      Obrigada um grande beijo.

      Excluir
  3. ó timas dicas para iniciantes.bjs
    http://megapracima.blogspot.com.br/2014/05/usei-e-amei-esmalte-lorena-e-batom-rosa.html

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post Alinne !

    Parabéns ! São dicas super válidas.

    Bjs !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas!
    Gostei

    http://karinapinheiro.com.br/blog/
    https://www.facebook.com/orfadanormandie

    ResponderExcluir
  6. Oie, Alinee! Adooreei! Excelentes dicas =DD
    Bjoo
    Violetas Roxas | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

    ResponderExcluir
  7. Olha eu gostei das suas dicas, até porque os Blogs hoje em dia é uma boa forma de conseguir dinheiro, mas já no meu caso que é com editoras acho bem complicado, porque nós blogueiras ajudamos com divulgações e resenhas, mas eu sinceramente faço porque eu adoro, mas se fosse pra ganhar pelo menos uma graninha seria muito bom. Mas no meu caso é bem diferente acho...não sei. Mas tá ai uma ótima dica que vc deu, até porque fanpage e blog agora é um ótimo sistema de comunicaçao para chegar ainda mais perto das pessoas.

    ótima postagem e seu blog é lindo. Adorei viu?
    Continue assim e obrigada por ter deixado o seu link para que eu possa conhecer o seu cantinho.
    Já estou te seguindo, depois vc me retribui?
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi silvana, as vezes as blogueiras ficam perdidas em como conseguir parcerias, por isso fiz este post com muito carinho para das uma ''luzinha'' que seja para todas, espero realmente ajudar com essa postagem
      Um grande beijo.

      Excluir
  8. Ótimas dicas, com certeza os blogs viraram vitrines e meios de se conseguir dinheiro, não é fácil como muitos pensam, estamos ai na luta pelo bom conteúdo acima d tudo.
    gostei do seu blog, eis o meu
    http://somandoconhecimentooficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzi, fiz este post justo para dar uma luzinha aos blogueiros(as) que assim como tantos estão perdidos.
      Um grande beijo.

      Excluir
  9. Oiii Linda, seu blog esta uma graça!
    Adorei a dica das parcerias, muito util :)
    Um beijao
    www.garotaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou dos blogs e das dicas te espero sempre por aqui ein.Beijos

      Excluir
  10. Achei as dicas bastante úteis, já que toda blogueira passa por isso. É muito bom que hoje em dias os blogs não sejam apenas uma forma de distração, mas um possível trabalho também.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas Lary, tem toda razão, muitos blogueiros (as) veem o blog como uma forma de renda.
      beijoss

      Excluir
  11. Tem razão Suzi, nós blogueiras temos que fazer o máximo para que nossa ''vitrine virtual'' seja bem vista por todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Te indiquei a uma tag lá no blog, vai dar uma olhada ;)
    Beijos

    http://coisasdajuuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ótimo!
    seguindo e curtindo retribui http://www.pinkbelezura.com/ https://www.facebook.com/pinkbelezura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Alinne legal as dicas..
    Já sigo o blog ..se puder retribuir!!
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fico feliz que tenha gostado das dicas, volte sempre (:

      Excluir
  15. Muito interessante seu blog Aline, tenho que por cá passar mais vezes :)

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu blog, gosto das postagens e do modelo, parabéns.
    http://meumelhormomentto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emily, fico feliz que tenha gostado do blog, volte sempre. Beijos

      Excluir
  17. Excelente post. Especialmente o primeiro ponto: produzir conteúdo. Fiz minha fan page a pouquíssimo tempo, mesmo com o blog já existindo a um tempo, para ajudar a divulgar. É uma chuva de "te curti, retribui" que me incomoda muitíssimo, pois sou super preocupada com a qualidade dos posts e tem gente que acha que fazendo o 1º post tem que ter mil likes e pior: se te deu like, você precisa fazer, sabendo que nem se dará ao trabalho de ler o que tem feito.

    beijinho
    www.dicasdamag.com.br

    ResponderExcluir

 
Veja os últimos posts

Design e programação: Carol Mascarenhas
Aline Indecisa - COPYRIGHT © 2015 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS